domingo, 17 de janeiro de 2010

Memória do enterro do Dr. Sousa Martins

Sousa Martins de seu nome de baptismo José Tomás de Sousa Martins, nasceu em Alhandra a 7 de Março de 1843, vindo a falecer em Agosto de 1897.
A luta contra a tuberculose expunha-o à doença, nos contactos diários e directos com os doentes terminais. Detinha-se junto deles, a amenizar-lhes o medo. Muitos morreram de mãos entre as suas, alguns viram-lhe auras estranhas sobre os cabelos.
O Dr. Sousa Martins foi atacado pela tuberculose. Alguns dizem que querendo evitar o seu próprio sofrimento, suicidou-se em 1897. Outros dizem que faleceu de morte natural, tendo como prova disso a sua certidão de óbito. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Alhandra.
Ao tomar conhecimento da morte do Dr. Sousa Martins o rei D. Carlos disse: “Ao deixar o mundo, chorou-o toda a terra que o conheceu. Foi uma perda irreparável, uma perda nacional, apagando-se com ele a maior luz do meu reino”.

Oração contra contágios


Oração contra contágios

Dr. Sousa Martins, intercedei por nós, junto do Glorioso e invicto, mártir S. Sebastião, insigne protector dos aflitos, desconsolados e trabalhadores que põem a confiança em Deus e esperam de sua benigníssima mão, o remédio das suas aflições e necessidades, nós Vos suplicamos com todo o fervor, como advogado que também sois, que nos preserveis de todo contágio, e que tudo isso livrei as nossas casas com a Vossa santa intervenção.


Fazei por nós o que tão contidamente Vos suplicamos, glorioso e invicto mártir S. Sebastião.

Amem.

S. Sebastião, orai por nós.

Dr. Sousa Martins, rogai por nós.

Rezar um Pai Nosso.