sábado, 21 de agosto de 2010

Museu de Alhandra - Casa Doutor Sousa Martins

Aberto em 1985 na casa onde viveu o célebre Dr. Sousa Martins, este museu em Alhandra é composto por várias exposições permanentes e recebe periodicamente algumas mostras temporárias. Na Sala Joaquim José Ferreira Gordo, a exposição "Do Telhal à Fábrica" retrata o período pré-industrial e industrial do concelho, enquanto a Sala Dr. Sousa Martins apresenta uma exposição de documentos e objectos de uso pessoal do médico. Já a Sala de Afonso de Albuquerque tem uma exposição etnográfica (com trajes tauromáquicos e um enxoval antigo de noiva, por exemplo) e a Sala Joaquim Baptista Pereira recebe uma exposição sobre o desporto local. O espaço dispõe ainda de uma pequena biblioteca especializada em História e património local.

Largo do Cais 2
Alhandra
2600-422 ALHANDRA

Distrito: Lisboa

Concelho: Vila Franca de Xira
Freguesia: Alhandra
219503645

Peça mais informações www.museusousamartins.org

Orações ao Dr. Sousa Martins

MÉDICO E DOENTES
Sousa Martins e a sua bondade sempre a jorrar.

Orações ao Dr. Sousa Martins

Com o seu diagnóstico certeiro e célere, em cada mês Sousa Martins consegue atender um rancho alargado de pacientes.
A sua bondade, que não pára de jorrar, incita os doentes a guindá-lo a santo milagreiro. Até lhe dirigem orações. Eis uma, entre as centenas recolhidas:

Nada me alegra tanto Como ouvir-Te Sussurrar como devo Encaminhar Os meus passos. Só pensando em Ti Consigo Caminhar na vida. Obrigado Dr. Sousa Martins

Eis outra:

Dr. Sousa Martins, Ajuda-me a não desistir Quando as dificuldades São muitas E os escolhos são enormes Mas o caminho está certo E tenho de prosseguir. Ajuda-me, Dr. Sousa Martins, Eu quero vencer na vida.
E ainda uma terceira:
Este louco coração Corre como um cavalo Sem freio E atinge níveis descomunais. Para o acalmar Dou-lhe alfazema ou erva-cidreira E ela abranda Tal como disseste. Obrigado, Dr. Sousa Martins.

E uma quarta:
Falta me a luz Para entender Como hei de proceder Tento tudo Mas tudo sai errado E é cada vez mais complicado. Por favor, Ajuda me, Dr. Sousa Martins.

E ainda:

Tudo me mete medoNão sou capaz de arriscar Mais do que vejo À frente dos meus olhos. Só passo a passo Consigo avançar E mesmo assim hesito Em tudo quanto faço. Dr. Sousa Martins Diz-me como hei de proceder E este medo perder Para ser igual A toda a gente feliz. Ajuda-me Dr. Sousa Martins.

José Tomás de Sousa Martins debruça-se, fundamentalmente, sobre os pobres e desprotegidos, sobre os espezinhados nesta vida porque ele, apesar de se dizer maçon, acredita que há outras para além daquela que ora estamos a percorrer.

Para ele, a alma, o espírito, será portanto um pássaro sempre em busca de um ninho mais acolhedor. Os coitados que estão para ali à espera do fim, mais tarde irão reencarnar, umbral distante mas que um dia será alcançado.

Adverte:

- Quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso.