"Quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso".Dr. Sousa Martins
Sousa Martins o médico e o Santo que opera milagres, amigo de pobres, desamparados e doentes, a sua vida de médico deu origem a um extraordinário culto na esperança da sua intervenção divina para com todos os que crêem. Reconhecido pelas graças concedidas um devoto alentejano partilha hoje a mensagem e intervenções divinas ajudando com as suas orações todas as pessoas que sofrem e pedem ajuda. Para contato: 936 142 358 ou elvasgeral@gmail.com
"Quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso".
Aberto em 1985 na casa onde viveu o célebre Dr. Sousa Martins, este museu em Alhandra é composto por várias exposições permanentes e recebe periodicamente algumas mostras temporárias. Na Sala Joaquim José Ferreira Gordo, a exposição "Do Telhal à Fábrica" retrata o período pré-industrial e industrial do concelho, enquanto a Sala Dr. Sousa Martins apresenta uma exposição de documentos e objectos de uso pessoal do médico. Já a Sala de Afonso de Albuquerque tem uma exposição etnográfica (com trajes tauromáquicos e um enxoval antigo de noiva, por exemplo) e a Sala Joaquim Baptista Pereira recebe uma exposição sobre o desporto local. O espaço dispõe ainda de uma pequena biblioteca especializada em História e património local.
MÉDICO E DOENTES
Dr. Sousa Martins não é apenas um nome de médico. Muitos o consideram um santo e dizem que opera milagres. Amigo dos pobres, desamparados e doentes, o Dr. Sousa Martins deu origem a um extraordinário culto em Portugal. Em Lisboa ou na Guarda, as suas estátuas são visitadas diariamente por devotos que ali depositam flores, objectos em cera e velas. A ele são pedidas graças, a ele são pedidas inúmeras intervenções divinas. 
Sousa Martins de seu nome de baptismo José Tomás de Sousa Martins, nasceu em Alhandra a 7 de Março de 1843, vindo a falecer em Agosto de 1897.